HERITAGE GAME – A gamification model for community-based heritage work (2023-1-PT01-KA220-HED-000154261)

Objetivos:
- Promover o envolvimento comunitário e cívico e a participação democrática na esfera do património cultural em territórios de baixa densidade;
- Criar um quadro operacional e fornecer ferramentas relativas a estratégias e técnicas de gamificação para o trabalho com o património de base comunitária;
- Promover parcerias e aprendizagem mútua orientada para a prática entre comunidades locais, académicos e estudantes universitários;
- Divulgar os benefícios da gamificação e das abordagens baseadas na comunidade no domínio do património.
Atividades:
- Identificar, selecionar e analisar exemplos de boas práticas em estratégias de gamificação de base comunitária para o património cultural em territórios de baixa densidade;
- Desenvolver um modelo de gamificação replicável e escalável para contextos e objetivos semelhantes aos dos exemplos de boas práticas;
- Desenvolvimento de uma ferramenta de gamificação acessível (app) para o trabalho de património de base comunitária;
- Estabelecer ligações entre comunidades de sete países parceiros para o desenvolvimento de soluções de gamificação de base comunitária.
Parceiros:
- Polytechnic University of Tomar (Portugal) – Coordenação do projeto
- D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária)
- University of South Bohemia in České Budějovice (Chéquia)
- University of Camerino (Itália)
- Valahia University of Targoviste (Roménia)
- Trnava University (Eslováquia)
- Adana Alparslan Türkeş Science and Technology University (Turquia)
Coordenação e equipa IPT:
- Célio Gonçalo Marques – Coordenador
- Hélder Pestana
- Inês Serrano
- João Tomaz Simões
- Conceição Catroga
Financiamento: Co-financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus+ KA220-HED Cooperation partnerships in higher education | Custo total de 400.000€
Data de início: 01.10.2023 | Data de fim: 01.04.2026