HERITAGE GAME – A gamification model for community-based heritage work (2023-1-PT01-KA220-HED-000154261)

Objetivos:

  • Promover o envolvimento comunitário e cívico e a participação democrática na esfera do património cultural em territórios de baixa densidade;
  • Criar um quadro operacional e fornecer ferramentas relativas a estratégias e técnicas de gamificação para o trabalho com o património de base comunitária;
  • Promover parcerias e aprendizagem mútua orientada para a prática entre comunidades locais, académicos e estudantes universitários;
  • Divulgar os benefícios da gamificação e das abordagens baseadas na comunidade no domínio do património.

Atividades:

  • Identificar, selecionar e analisar exemplos de boas práticas em estratégias de gamificação de base comunitária para o património cultural em territórios de baixa densidade;
  • Desenvolver um modelo de gamificação replicável e escalável para contextos e objetivos semelhantes aos dos exemplos de boas práticas;
  • Desenvolvimento de uma ferramenta de gamificação acessível (app) para o trabalho de património de base comunitária;
  • Estabelecer ligações entre comunidades de sete países parceiros para o desenvolvimento de soluções de gamificação de base comunitária.

Parceiros:

  • Polytechnic University of Tomar (Portugal) – Coordenação do projeto
  • D. A. Tsenov Academy of Economics (Bulgária)
  • University of South Bohemia in České Budějovice (Chéquia)
  • University of Camerino (Itália)
  • Valahia University of Targoviste (Roménia)
  • Trnava University (Eslováquia)
  • Adana Alparslan Türkeş Science and Technology University (Turquia)

Coordenação e equipa IPT:

  • Célio Gonçalo Marques – Coordenador
  • Hélder Pestana
  • Inês Serrano
  • João Tomaz Simões
  • Conceição Catroga

Financiamento: Co-financiado pela União Europeia, ao abrigo do programa Erasmus+ KA220-HED Cooperation partnerships in higher education | Custo total de 400.000€

Data de início: 01.10.2023 | Data de fim: 01.04.2026

Mais informações

Categorias: PROJETOS