O estabelecimento de parcerias e a integração em redes colaborativas são pilares fundamentais da atuação do LIED. Acreditamos que a inovação pedagógica nasce da partilha de conhecimentos, experiências e recursos entre educadores, instituições e comunidades.

As práticas colaborativas aceleram a transformação do ensino, tornando-o mais inclusivo, dinâmico e eficaz. É através destas sinergias que se criam soluções educativas sustentáveis, adaptadas aos desafios contemporâneos da educação a distância.

O LIED colabora com:

  • Instituições de ensino superior e centros de investigação, nacionais e internacionais;
  • Agrupamentos escolares e centros de formação;
  • Redes académicas nacionais e internacionais;
  • Entidades públicas e privadas com interesse na transformação digital.

Conheça as instituições e entidades com as quais o LIED estabelece parcerias estratégicas, promovendo a inovação pedagógica através da colaboração e partilha de saberes:

DDL – Delft Digital Learning

Parceria com foco na inovação pedagógica e na educação a distância, promovendo a criação de recursos formativos acessíveis e inclusivos. No âmbito desta colaboração, a DDL desenvolveu MOOC para a plataforma NAU, com destaque para:

Estes cursos refletem o compromisso conjunto com a promoção da igualdade, da diversidade e da inclusão no contexto digital e educativo.

DigComp Community of Practice

O LIED está representado na DigComp Community of Practice através do seu Diretor, Célio Gonçalo Marques, que integra este grupo europeu de especialistas em competências digitais.

No âmbito desta colaboração, participa ativamente na atualização do Quadro Europeu de Referência para a Competência Digital (DigComp 2.2) – o principal referencial europeu para o desenvolvimento e planeamento estratégico de iniciativas na área das competências digitais. 

Esta participação reforça o papel ativo do LIED na promoção da literacia digital e no alinhamento das suas práticas com os mais elevados padrões europeus.  

Centro de Formação os Templários

O LIED colabora com o Centro de Formação Os Templários na dinamização de ações de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dirigidas a professores do ensino básico e secundário.

Estas ações visam promover práticas pedagógicas inovadoras e o uso eficaz de tecnologias digitais no contexto educativo.

Ações realizadas:

2025

  • Inovação Pedagógica na Sala de Aula (1 ação)
  • Vídeo como ferramenta didática (1 ação)

2022

  • Gamificação na sala de aula (2 ações)

2021

  • Office 365 (2 ações)
  • Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis nas disciplinas das Ciências Sociais e Humanas (1 ação)
  • Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis nas disciplinas de Ciências Experimentais e Matemática (1 ação)
  • Inovação Pedagógica em sala de aula (2 ações)

2020

  • Office 365, na ótica do utilizador (4 ações)
  • Introdução à programação para professores do ensino básico (2 ações)
  • Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis nas disciplinas das Ciências Sociais e Humanas (1 ação)
  • Novos cenários educativos com apps, jogos e dispositivos móveis nas disciplinas de Ciências Experimentais e Matemática (1 ação)
Centro de Formação de Associação de Escolas A23

O LIED colabora com o Centro de Formação de Associação de Escolas A23 na dinamização de ações de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dirigidas a professores do ensino básico e secundário.

Estas ações visam promover práticas pedagógicas inovadoras e o uso eficaz de tecnologias digitais no contexto educativo.

Ações realizadas:

2022

  • Inovação Pedagógica em sala de aula (2 ações)
  • Gamificação na sala de aula (1 ação)

2021

  • Gamificação na sala de aula (1 ação)
Centro de Formação de Associação de Escolas Lezíria-Oeste

O LIED colabora com o Centro de Formação de Associação de Escolas Lezíria-Oeste na dinamização de ações de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dirigidas a professores do ensino básico e secundário.

Estas ações visam promover práticas pedagógicas inovadoras e o uso eficaz de tecnologias digitais no contexto educativo.

Ações realizadas:

2022

  • Inovação Pedagógica em sala de aula (1 ação)
Centro Educatis – Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos

O LIED colabora com o Centro Educatis – Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos na dinamização de ações de formação acreditadas pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, dirigidas a professores do ensino básico e secundário.

Estas ações visam promover práticas pedagógicas inovadoras e o uso eficaz de tecnologias digitais no contexto educativo.

Ações realizadas:

2022

  • Gamificação na sala de aula (1 ação)
MetaRed Portugal  

O LIED, através do seu Diretor, representa o Instituto Politécnico de Tomar (IPT) na MetaRed Portugal, uma rede colaborativa de instituições de ensino superior portuguesas dedicada à promoção da transformação digital no ensino superior. 

Esta integração reforça o envolvimento do IPT em iniciativas estratégicas de inovação pedagógica, permitindo:

  • A partilha de boas práticas entre instituições;
  • O desenvolvimento de projetos colaborativos na área digital;
  • O alinhamento com tendências e políticas de digitalização no ensino superior.