O Instituto Politécnico de Tomar (IPT), através do Laboratório de Inovação Pedagógica e Educação a Distância (LIED), integra consórcio internacional do projeto T-TalentTech – “Multidisciplinary Skills for ICT Professionals”, recentemente aprovado para financiamento no âmbito da call KA220-VET – Cooperation partnerships in vocational education and training do programa Erasmus+. Com um orçamento de 400.000€ e uma duração de 30 meses, este projeto europeu visa reduzir o défice de competências na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através do desenvolvimento de um modelo de aprendizagem de competências T-shaped e de um quadro de gestão de talentos para profissionais das TIC, formadores e empresas.

O T-TalentTech pretende aumentar a adaptabilidade da força de trabalho, alinhar a formação com as necessidades do setor e reforçar a cooperação entre os setores da educação e das empresas.

O consórcio internacional é composto por entidades de quatro países europeus: Sunnmøre Kulturnæringshage AS (Coordenador) e Volda University College (Noruega), Acorist e Coşkunöz Education Foundation (Turquia), ilmiolavoro e Centro Diffusione Imprenditoriale Toscana (Itália), o IPT e a NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém (Portugal). Ambos os parceiros portugueses participarão no desenvolvimento de conteúdos formativos, análise de competência e implementação de modelos de aprendizagem inovadores, reforçando o seu compromisso conjunto com a qualificação profissional e a transformação digital. Para além deste novo projeto, o IPT e a NERSANT mantêm uma colaboração ativa em diversas iniciativas ligadas à inovação, formação e desenvolvimento regional.

Este é mais um projeto europeu em que o IPT se afirma como instituição de referência na promoção da educação digital e na construção de parcerias estratégicas internacionais.

Categorias: DESTAQUES